É notório e evidente que, a sociedade está doente e isso só vem aumentando dia após dia.
Os vilões do século XXI têm nome, sobrenome e apelido, são elas a DEPRESSÃO, ESTRESSE e a ANSIEDADE.
Esses três sintomas são cada vez mais um mal desde século. A sociedade, gradualmente, vem padecendo desses três males e apenas recentemente nota-se uma preocupação com tais problemas.
O estresse é talvez, o mais conhecido, apesar de ter saído de moda momentaneamente, a depressão e a ansiedade, são temas atuais, estão lotando consultórios médicos atrás do elixir da cura e da salvação.
Tais problemas, antes negligenciados por uma sociedade, que não aceitava em ver doenças ligadas ao psiquê, está virando alvo da mesma e tendo que fazer a mea-culpa por anos de ignorância, preconceito e soberba.
Depressão, estresse e ansiedade, são realidades, não é mais possível tapar os olhos e fingir que, só o vizinho tem ou terá, visto que, as mesmas poderão bater à porta de qualquer mente sã sem aviso.
Depressão, estresse e a ansiedade, três “pressões” distintas, por vezes combinadas, estão castigando os relapsos de outrora, muita gente que fingia que não via ou até não acreditava nos males das mesmas, hoje se dobram e sabem que a mente reflete no corpo o fazendo padecer.
A Depressão, é a pressão do passado (ninguém fica depressivo com o que ainda acontecerá) ela advém do que já ocorreu e que explode tempos depois.
Estresse, pressão do presente (dificilmente alguém fica estressado pelo que acontecerá, ou pelo que já aconteceu), é a pressão do hoje, do agora, do imediatamente.
Ansiedade, é a pressão do futuro, será raro encontrar uma pessoa em estado de ansiedade pelo que já aconteceu, não teria muita lógica, mas a mente humana nada pode ser descartado.
Graças a Deus, temos hoje excelentes profissionais para nos dar suporte e força para lutar contra tais males, há 20 anos, quando fui o escolhido para ter um desses prêmios, só para descobrir o que de fato eu tinha, demorou um ano e mais outro para acertar a medicação, que se fez necessária para evitar sofrimentos maiores juntamente com a psicóloga.
Já passei por certas ocasiões de grande constrangimento por tomar medicamentos, por ir a médicos buscar o melhor tratamento possível. Não desisti, não me intimidei, nunca deixei que ninguém me diminuísse ou me destratasse sem ter a devida resposta.
É preciso acabar com esse estigma que, quem possuí tais problemas e isso ou aquilo, chegou a hora de darmos as mãos e ir em busca do melhor tratamento para cada pessoa, pois amanhã o “problema” poderá bater à sua porta.
Termino sempre com uma frase, hoje deixarei um versículo bíblico para encorajar os que ainda sofrem em silêncio por qualquer tipo de motivo.
Hebreus 3.8
“Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente. Não vos deixeis levar ao redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique pela graça, e não com manjares, os quais de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram”
Por Júnior Belchior