Após reunião com líderes, Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara, afirmou que há uma expectativa de encerrar a votação da reforma da Previdência em dois turnos antes de sábado, como era esperado.
“Sou um otimista”, frisou. O presidente Jair Bolsonaro, em ato contínuo, aliás, fez uma deferência a Maia ao ser perguntado sobre o tema. “Segundo informações de vocês mesmos, o Rodrigo Maia é o nosso general dentro da Câmara para aprovar, com toda a certeza antes do recesso, os dois turnos da Nova Previdência”, disse.
Para isso, segundo Maia, é importante que se saiba até às 15h quantos deputados estão em Brasília e qual será o quórum no plenário hoje.
“Eu preciso saber até às três horas da tarde quantos deputados eu tenho em Brasília. Para uma votação que precisa de 308 votos significa que você precisa ter entre 350 e 360 votos de expectativa, essa é uma organização que precisa de muito cuidado o tempo todo.”
E explicou como a agenda de votações pode ser encerrada ainda nesta semana:
“Não sei se é necessário [votar no sábado], porque o segundo turno é mais rápido que o primeiro. Eu acho que se a gente conseguir o número de parlamentares começar a votação pelo menos do principal hoje à noite ou madrugada e seguir com os destaques amanhã, a gente passa a ter a quinta e a sexta para votar o segundo turno. Eu, como sou otimista, acho que conseguimos votar [em dois turnos] antes de sábado.”