O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) elogiou a decisão do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em criar uma certificação que vai avaliar a qualidade dos alimentos de origem animal produzidos no país de forma artesanal.
Com isso, produtos alimentícios de origem poderão ser vendidos fora de seu Estado. Na primeira etapa, serão incluídos produtos lácteos, depois, cárneos, de origem de pescados e oriundos de abelhas.
Também será enviado ao Congresso, por iniciativa parlamentar, um projeto de lei que cria regra específica para caracterizar queijo artesanal, normatizando a produção e comercialização. “Essa é uma vitória dos produtores de queijo, principalmente da Paraíba que produz produtos de qualidade”, destacou Tovar.
O deputado é um defensor da produção de queijo artesanal na Paraíba. Na ALPB, chegou a denunciar as dificuldades que os produtores encontram para comercializar os seus produtos e cobrando soluções para o problema.
A Paraíba é o maior produtor de leite de cabra do Brasil, segundo o Censo Agropecuário 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
“O desafio para a produção e comercialização de queijos na Paraíba é muito grande. Eu sempre acompanhei a luta dos produtores para manterem seus negócios. Por isso, vamos continuar contribuindo para que os produtores paraibanos tenham as condições de produzir e comercializar seus produtos”, destacou o deputado, lembrando que há queijos paraibanos premiados internacionalmente por sua qualidade.