Existe hoje uma certa teoria entre os cristãos que, cada vez menos precisamos ir à igreja, que basta basicamente orar ou rezar em casa e, está tudo resolvido.
Já não consigo contar nos dedos às vezes que já ouvi de diversas bocas as fases relacionadas a isso. Quem nunca ouviu: “Não preciso de igreja, basta orar em casa e tá resolvido” ou “A igreja é isso ou aquilo, o pastor ou padre é assim ou assado”. Basta crer em Cristo, ler a palavra um pouquinho e tá tudo certo “… Sou cristão, mas não vou à igreja”, “Eu quero Cristo, mas não pertenço a nenhuma igreja “.
Na Bíblia essas afirmações não têm base teológica alguma, pois você conhecerá a Jesus Cristo na igreja e através da igreja. E nem adentrarei que, não existe ovelha sem pastor, ovelha sem pastoreio é ovelha perdida.
São realmente diversas as frases para a fuga de um dos princípios basilares de todo cristão que é ir à igreja! Eu poderia citar dezenas de passagens bíblicas para justificar e provar por A+B, que frequentar a igreja é imperativo a todo cristãos, é vontade do Senhor e ilustrarei melhor essa dúvida que muitos têm.
Comecemos então pela carta de Paulo aos hebreus: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hebreus 10:25). Se o conselho de Paulo já era bom há 2000 anos, imagine hoje.
Outra passagem que corrobora: Hebreus 13:17
“Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil”.
Terminando os exemplos bíblicos para não me alongar: 1 Coríntios 11:18
“Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio”.
A palavra dissensões quer dizer falta de entendimento, divergências, conflitos e o apóstolo Paulo em sua carta aos coríntios vê dissensões na igreja cujo não há pastor para dirimir a falta de entendimento da palavra de Deus.
Você não é a igreja, nós somos a igreja, a igreja está em nós e não em mim, portanto é essa reunião, essa religação entre pessoas que formam a igreja. Seria o mesmo que cortar um dedo da mão, o que irá acontecer com ele? Apodrece e perece fora do corpo, a igreja é o coletivo e se Deus é o cabeça da igreja e nós se não estivermos nela seremos iguais ao dedo fora do corpo.
Outra questão importante é que o coletivo se faz necessário para o aprendizado da palavra de Deus, uns ajudando aos outros em comunidade, isso nos leva à rotina da leitura das sagradas escrituras, o que nos aproxima ainda mais do senhor Jesus.
A oração em comunidade é outro fator importante, tem muito mais força, Jesus Cristo orava sozinho, mas também com seus discípulos e seguidores. A igreja não quer dizer aquela casa específica com um padre ou um pastor dentro, não! Igreja pode ser a sua casa, o seu apartamento, Jesus pregou centenas de vezes ao ar livre para multidões, não tinha sequer uma proteção para chuva ou sol, o importante é a reunião, a comunidade, a comunhão.
Logicamente que, com o avançar dos séculos é muito mais fácil o local Igreja, para haver essa simbiose entre a comunidade, o pastor/padre e o senhor Jesus, mas isso não significa que só aquilo esteja certo, o imprescindível é haver pessoas formando uma igreja e em constante oração e comunhão com o Cristo.
Atos dos apóstolos 1:14 — “Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele”.
Outra coisa que ouço bastante é: “Belchior, mas na igreja que eu vou, tem gente arrogante, chata, miserável, desonesta, isso e aquilo”… mas aí faço lhes a pergunta. Você está disposto a amar o próximo? Você disposto a orar por seus inimigos? Você está disposto a sair da zona de conforto e cumprir o que Deus determinou? Cabe somente a você responder!
Ademais, a igreja certamente não está repleta de pessoas santas, é óbvio que não, ali é lugar para o pecador, para o perdido, para o sem rumo, para o doente, para o aflito, para o necessitado, porque se assim não fosse, a igreja não teria razão de existir.
Tem gente que, recrimina logo o irmão ao lado, “olha fulano ali, não foi aquele que fez isso, aquilo e aquilo outro, como pode estar na igreja “…
Mas é lógico que pode, é justamente para se arrepender, para melhorar, para conversão de hábito ruins que a igreja também existe, não espere entrar numa igreja e encontrar a perfeição, ali não é lugar de homens perfeitos é justamente ao contrário é o lugar dos imperfeitos buscando atingir a sombra da perfeição.
Então, meus amados irmãos, ide à igreja, auxiliai a sua comunidade, orai pelos seus inimigos, buscai o verdadeiro evangelho que é todo baseado em Jesus Cristo. A chegada de Cristo é citada diversas vezes no velho testamento, tudo, absolutamente tudo gira ao seu entorno.
Jesus Cristo, veio para quebrar paradigmas, para retificar o que de errado havia, Jesus é o recomeço, é o caminho, a verdade e a vida e não se vai ao pai sem ele, pois ele é o ÚNICO CAMINHO e não um dos caminhos.
Termino sempre com uma frase e hoje escolhi a frase que está no evangelho de Mateus, que inclusive nesta frase se resume todas as coisas que jesus Cristo quis transmitir: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” — Mateus 22:39
Se assim fosse, o mundo seria um lugar muito diferente!
Por Júnior Belchior