Rui Leitão

O Respeito – Rui Leitão

Rui Leitão — Há um sentimento determinante na boa convivência entre os seres humanos: o respeito. Ter a consciência, sempre em primeiro lugar, de que deve prevalecer a harmonia entre as vontades e necessidades, nossas e do próximo. Portanto, considerar as diferenças, sem discriminação ou preconceito. Admitir que não somos donos da razão e assim valorizarmos as opiniões alheias. Enfim, respeitar a dignidade individual.

Respeitar para ser respeitado. Nunca conquistaremos o respeito de ninguém se, nós próprios, não praticarmos essa virtude. Pior ainda quando nem sequer nos respeitamos. Essa é uma condição essencial para que se estabeleça a interação social de forma saudável e benéfica para todos.

O respeito não se impõe, se adquire. Em muitos casos se confunde respeito com subserviência, submissão. Os poderosos costumam cobrar respeito através da força, da autoridade coercitiva. A obediência baseada no medo não é respeito é servilismo, temor.

Os relacionamentos se mantêm até o momento em que o respeito preside o convívio. Acho até que o respeito se antepõe ao amor, porque nunca existirá amor onde houver desrespeito. As divergências ocasionais são mais facilmente solucionadas, quando há respeito mútuo, estabelecendo-se, quando necessários, renúncia, perdão, compreensão.

Rui Leitão.

Instagram

Politica Paraibana

Twitter

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *