Eduardo defende Consórcio Nordeste do Legislativo
A criação de um Consórcio Nordeste do Poder Legislativo e de uma agenda de visita aos consulados situados em Recife, para uma apresentação das potencialidades da Paraíba, foram os saldos da visita de uma comitiva de deputados paraibanos, entre eles, o deputado estadual Eduardo Carneiro à Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), quarta-feira (4), em Recife.
Eduardo Carneiro, presidente da Frente de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico e autor do projeto que criou a Comissão de Incentivo às Relações Internacionais de Negócios na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), integrou o grupo e defendeu a criação do Consórcio Nordeste para discutir as relações internacionais . Para ele, essa união poderá funcionar como importante instrumento de incentivo ao crescimento econômico da região.
“Entendemos que o Consórcio ajudará a alavancar os negócios e aquecer a economia do Nordeste e no Brasil. Afinal, nem todos os estados nordestinos têm os produtos que interessam ao mundo. Contudo, se nos irmanarmos e desenvolvermos ações estratégicas que beneficiem as relações comerciais internacionais com esses estados, poderemos ter mais opções de produtos para atingir o mundo inteiro”, ressaltou.
A reunião contou com parlamentares pernambucanos, entre eles o presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, Romero Albuquerque e o deputado Erick Lessa, além cônsules da Slovênia, Malta e Finlândia. Também compuseram a comitiva paraibana as deputadas Camila Toscano (PSDB) e Pollyanna Dutra (PSB), o deputado Tovar Correia Lima (PSDB) e servidores da Assembleia Legislativa da Paraíba.
Potencial (Consórcio Nordeste)
Eduardo destacou que a Paraíba possui arranjos produtivos em potencial de exportação em todas as suas regiões, que vai desde o setor calçadista, ao fio de algodão, ao agronegócio e indústria derivados de leite, até o setor de tecnologia e inovação, com o Parque Tecnológico de Campina Grande que é um dos mais produtivos do País. Além disso, ele também citou a localização privilegiada do Estado, cuja Capital João Pessoa está a 110 km de distância de Recife e 140 km de Natal.
“A Paraíba tem potencial. Mas, faltava criar essas pontes. Faltava ter um olhar político para esse setor, pensando junto com a cadeia produtiva formas de ampliar esses negócios. Por isso, a partir dos debates suscitados pelas Frentes de Desenvolvimento Econômico e do Semiárido, percebemos que era importante a criação de uma Comissão Permanente sobre esse assunto. Pesquisamos vimos que éramos uma das poucas Casas Legislativas Estaduais que ainda não tinham”, justificou.
Prêmio – Na terça-feira (3), os parlamentares paraibanos participaram ainda da entrega do Prêmio “País Amigo de Pernambuco”, edição 2019, concedido anualmente pela Assembleia Legislativa para países parceiros daquele estado. Eduardo disse que os paraibanos querem que uma iniciativa semelhante seja implantada na Casa de Epitácio Pessoa, com o intuito de estimular e reconhecer os negócios internacionais realizados no Estado.
“Quando ouvimos a carta de serviços prestados pelos Estados Unidos e Portugal a Pernambuco, confesso que nos causou uma ‘inveja branca’. Nós queremos fortalecer esses negócios e também ter essas relações fortalecidas também na Paraíba”, ressaltou.