O governador João Azevêdo (PSB) já vetou 24 Projetos de Lei Ordinária (PLO) apresentados pelos deputados estaduais no primeiro semestre de atividades na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).Só o deputado Eduardo Carneiro (PRTB) teve seis projetos vetados.
O curioso é que a maioria das iniciativas versava sobre instrumentos de estímulo à transparência pública e combate à corrupção, bandeiras defendidas pelo parlamentar na Casa Epitácio Pessoa.
Dentre as matérias que foram barradas por João Azevêdo está o PLO 53/2019, que institui a exigência de Ficha Limpa para nomeação nos cargos comissionados existentes na estrutura administrativa do governo estadual.
O PLO 54/2019 também foi vetado. A iniciativa dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação no site do governo do Estado das obras públicas estaduais paralisadas, contendo exposição dos motivos e tempo de interrupção.
Eduardo lamentou a postura do governador e questionou o porquê de o gestor tentar barrar iniciativas constitucionais que estimulem a transparência pública e o combate à corrupção. “Curiosamente o governador tem feito um movimento para barrar projetos que vislumbrem o combate à corrupção, indo na contramão do que espera a sociedade”, afirmou.
O deputado disse confiar na postura altiva dos colegas parlamentares para derrubar os vetos do governador quando eles retornarem à Assembleia para votação. “Temos a convicção que esses vetos serão derrubados pela Assembleia, pois são matérias constitucionais, de interesse público e que refletem os anseios da população paraibana”, arrematou.